Como se trata a DRC (Doença Renal Crônica)?

O tratamento varia de acordo com a causa da DRC. As malformações do trato urinário podem precisar de cirurgias; também pode ser necessário o uso de antibióticos para as infecções urinárias, de imunossupressores para glomerulopatias ou de anti- hipertensivos para a hipertensão arterial. Há, ainda, o tratamento específico para DRC, chamado de tratamento conservador, que são as medicações que falamos anteriormente, como bicarbonato de sódio, carbonato de cálcio, sevelamer, eritropoetina, calcitriol, vitamina D etc.

Então, quando se chega ao estágio final, ou seja, quando as medicações citadas acima não são mais capazes
de manter o organismo em equilíbrio, os próximos tratamentos serão a diálise e o transplante renal.

Se os rins param de funcionar, qual é o próximo passo?

Deve-se escolher um método de diálise, que é a maneira de substituir as funções dos rins quando eles param. Existem dois tipos de diálise: diálise peritoneal e hemodiálise.

A escolha do método vai depender de vários fatores, que serão discutidos com pacientes e cuidadores.

É preciso fazer algum tipo de dieta?

A dieta depende da causa de DRC e de particularidades de cada paciente. Por exemplo, os pacientes que têm pressão alta não podem comer sal, os que têm potássio alto devem evitar verduras e frutas cruas, os que tomam corticoide (prednisona) devem evitar sal e gorduras, os que estão com níveis muito altos de ureia no sangue devem adequar a quantidade de proteínas na dieta, os que urinam pouco têm de tomar pouco líquido.

AJUDE o ICRIM